Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Gengivite

Gengivite


O que e gengivite? Esta doença é transmíssivel?


Gengivite é o nome dado a uma doença , caracterizada por uma intensa inflamação gengival e posteriormente periodontal(estruturas do suporte do dente).

A gengivite é clinicamente diagnosticada naqueles pacientes, que apresentam sangramento gengival espontâneo ou provocado por escovação leve.

Esta doença se instala principalmente devido a má higiene (escovação deficiente ou falta de fio dental). Pois a placa bacteriana que se forma nos dentes, quando os mesmos não são bem limpos é a principal responsável pela irritação do tecido gengival que causa a gengivite.

As bactéria que causam a gengivite são transmissíveis, como as bactérias que causam a cárie e outras doenças, no entanto, tais bactérias fazem parte da microbiota oral, ou seja, estão normalmente presentes na nossa boca.

Porém estas bactérias tornam-se nocivas a nossa saúde quando aumentam de número. E o aumento de número está relacionado a falta de higiene.

Então, não devemos dizer que pegamos gengivite de alguém, pois a mesma só irá se instalar na nossa boca se nós não estivermos mantendo uma boa higiene.

Claro que existem condições que limitam a capacidade da pessoa de limpar os dentes adequadamente, por isso devemos procurar o dentista para fazer um controle de placa, no mínimo a cada três meses.

Os primeiros sinais e sintomas são : sangramento, vermelhidão da gengiva e dor.

Esta doença é muito séria, pois com a sua evolução, teremos a periodontite, que pode levar a perda do dente.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 16/11/2007. Última revisão: 09/08/2017
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados