Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Doutor, o que é Urologia?

Doutor, o que é Urologia?


Na prática clínica diária, tal pergunta é frequentemente feita ao urologista. A dúvida é procedente visto que diante de algumas situações, até mesmo alguns colegas médicos confundem o especialista mais indicado para este ou aquele caso. No intuito de bem orientar o candidato a paciente da Urologia, cabe aqui uma explicação a respeito do seu espectro de atuação, ou seja, sua seara.

A Urologia nasceu como especialidade médica em virtude do grande número e complexidade das enfermidades que abrange. Pela virtual incapacidade de um médico generalista dominar o vasto campo de atuação da especialidade, brotou um dos mais nobres ramos da medicina.

Nossa especialidade abrange as enfermidades que acometem o sistema urinário de ambos os sexos, em adultos e crianças.

Convém mencionar agora, que Urologia não é uma especialidade que cuida apenas de "doenças de homem". O sistema urinário, formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra é comum para homens e mulheres. A diferença está na uretra que é mais longa no homem. Portanto, é comum que alguns pacientes suponham que é o ginecologista que trata dos distúrbios urinários do sexo feminino, quando, na verdade, ele atua nas enfermidades do sistema genital feminino, ou seja, útero, trompas, ovários, mamas, vulva e vagina.

Ainda, é importante separar a Urologia da Nefrologia que é uma especialidade puramente clínica que cuida apenas de alguns distúrbios ligados à função renal defeituosa ou ausente; por exemplo: insuficiência renal, nefrites e nefroses.

Outro grande campo de atuação da Urologia é o que trata das enfermidades da sexualidade masculina como impotência e ejaculação precoce; e do sistema genital masculino, composto da próstata, vesículas seminais, uretra, pênis, testículos e epidídimos.

Neste momento, vale a pena aclarar um ponto. Hemorróidas, são varizes da porção inferior do reto e tal condição refere-se a outra especialidade chamada Proctologia.

Em resumo, a Urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades congênitas e adquiridas, tumorais, infecciosas, traumáticas e degenerativas do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/06/2000. Última revisão: 30/03/2018
 COLABORADORES 
Dr. Cálide Soares Gomes Dr. Cálide Soares Gomes - Urologista formado em Medicina pela UFMA, 1982, com residência médica em Urologia, HMSA, Rio de Janeiro-RJ. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Efetivo da Confederacion Americana de Urologia. Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Disciplina de Urologia da UFMA. CRM:3011
todos artigos publicados