Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Degeneração macular

Degeneração macular


O que é

A mácula é uma pequena área localizada na parte posterior do olho que nos permite ver detalhes finos com clareza.

A degeneração macular é uma lesão na mácula que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificultar ou até mesmo impedir a realização de algumas atividades, como ler, escrever ou costurar.


Sintomas

A degeneração macular é uma lesão na mácula que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificultar ou até mesmo impedir a realização de algumas atividades.


Causas

As causas exatas de seu aparecimento não estão ainda elucidadas e, atualmente, não existe nenhum tratamento comprovadamente eficaz.


Tratamento e prevenção

Não existe nenhum tratamento comprovadamente eficaz.

Para prevenção, o primeiro passo é uma dieta balanceada.

As vitaminas e minerais devem ser administradas como suplementos na dieta em quantidades determinadas de acordo com o requerimento diário recomendado.

Estas doses suplementares não causam nenhum dano aparente, todavia doses elevadas de vitaminas que contém quantidades várias vezes superiores ao requerimento diário recomendado, podem não ser completamente seguras.

Existem numerosos auxílios ópticos, tais como óculos com lentes esféricas, lentes de magnificação, circuitos fechados de "TU" e mesmo recursos dentro da área da informática com software e hardware específicos.

Também o laser frio tem sido utilizado em alguns poucos casos, associados à verteroporfirina (TTT).
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 13/04/2003. Última revisão: 07/12/2017
 COLABORADORES 
Dr. Lêoncio Queiroz Neto Dr. Lêoncio Queiroz Neto - Médico Oftalmologista, especialmente interessado em doenças externas oculares, córnea, catarata e cirurgia refrativa.
todos artigos publicados