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Carboidratos engordam?


O que são carboidratos?

Responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso organismo, são imprescindíveis na manutenção do adequado funcionamento do cérebro e dos músculos e na combustão das gorduras (queima de células adiposas).

Mas, sua ingesta também não deve ser excessiva, pois não é saudável, faz engordar.

Eles podem ser classificados como simples e complexos.


Carboidratos simples

Os carboidratos simples são encontrados no açúcar refinado, no mel, nos doces (sorvetes, chocolates, bolos, balas, etc...) e no leite (lactose).

Sendo absorvidos rapidamente pelo nosso organismo devem ser evitados, pois desestabilizam a taxa de açúcar no sangue, requerem a presença de insulina, imediatamente e, por isso, fornecem "picos" de energia.

Dessa forma não devemos ingerir carboidratos simples antes de qualquer atividade física.


Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos (ou compostos), formados pela união de várias moléculas chamadas de polissacarídeos, não se transformam em açúcar com tanta rapidez.

Passam gradativamente para o interior das células, mantendo o nível de glicose estável.

As principais fontes de carboidratos complexos são as frutas, verduras, amidos, arroz e massas.


Quanto comer?

Em uma dieta balanceada, a ingestão calórica desse nutriente deve representar cerca de 55 a 60% da refeição total diária.

Quando a ingesta de carboidratos é maior que o gasto calórico diário, o armazenamento do nutriente acontece sob a forma de gordura corporal, para ser utilizado novamente como energia (glicose) quando for necessário.

Para a manutenção da saúde, todos os nutrientes devem estar presentes de forma equilibrada na dieta e se for o caso de emagrecimento/perda de gordura corporal, esse nutriente não deve ser excluído, pois nosso metabolismo necessita dele para queimar gorduras, assim como para prevenção de massa muscular.

Não havendo reservas de glicogênio no músculo para fornecimento de glicose e fabricação de energia (ATP), os aminoácidos lencina, isolencina e valina fornecerão essa glicose (aminos BCAA) retirada portanto da massa corporal magra (músculos).
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Publicado em: 20/12/2007. Última revisão: 12/10/2017
 COLABORADORES 

Dra. Elizabeth Vilhena é nutricionista e psicóloga, especializada em nutrição clínica e esportiva e consultora do Jornal do Brasil, de O Globo e de academias no Rio de Janeiro.
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