inicio do site saude da gestante saude da familia saude do jovem saude da mulher saude do homem saudavel depois dos 60 anos Saude na Internet!

início > Saúde do homem > Caminhadas (trekking)

Caminhadas (trekking)

Publicado em: 01/08/1999. Última revisão: 01/01/2012
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados

Caminhar é uma atividade física simples, natural, acessível e segura.

É uma atividade saudável e benéfica para a maioria das pessoas, mesmo quando portadoras de doenças mais graves, onde um grande número de práticas desportivas estejam contra-indicadas.

A caminhada aciona um menor aporte do sistema metabólico e causa baixo impacto sobre as articulações. No entanto, a maior vantagem da caminhada não está nos fatores fisiológicos, e sim no aspecto de satisfação pessoal que proporciona esta prática.

Quem experimenta a caminhada como forma de lazer, ou mesmo como exercício regular, oportuniza uma forma de vivenciar sua própria consciência corporal. Isto se dá por ser a caminhada uma sucessão biodinâmica de movimentos complexos de quase todo o corpo, podendo levar a um estado meditativo e resultar em bem-estar geral, vindo a ser uma atividade naturalmente anti-estressante.

Alguns conselhos são úteis para quem quer começar e deseja tirar o máximo proveito das caminhadas:

* Estabeleça objetivos e metas compatíveis com seu ritmo de vida
* Alterne os percursos e ritmos de suas caminhadas
* Caminhe sempre que tiver vontade
* Fuja de programações fixas e exigências rígidas
* Lembre-se que nosso corpo e estado de espírito está sempre em transformação, sendo assim, seu programa de caminhadas deve seguir seu estilo de vida e vontade próprias
* Use vestimenta adequada e confortável, sobretudo na escolha de seu tênis que deve ser leve, flexível e c/proteção anti-impacto (no calcanhar).  


para saber mais
RIPPE, J. WARD. A., PORCARI, J. J. & FREEDSON, P. (1988) Walking for health and fitness.

Assinar feeds RSSSaiba mais sobre feeds RSS
Adicionar o site aos Favoritos
Recomendar o site a um(a) amigo(a)
Adicionar ao del.icio.us
Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.




início | gestante | família | jovem | mulher | homem | + de 60

busca no site | dicas de saúde no seu e-mail | fale conosco
política de privacidade | política comercial | aviso legal | RSS | mapa do site
sobre a Saúde na Internet | nossos colaboradores | seja um colaborador | anunciar