Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Bruxismo

Bruxismo


O que é o bruxismo? No que pode afetar a Saúde Bucal?

Para entendermos melhor o chamado "bruxismo", precisamos saber alguns conceitos básicos de fisiologia do sistema mastigatório.

Resumindo, podemos dizer o seguinte:

O sistema mastigatório (composto por dentes, músculos, ligamentos, nervos e demais órgãos) apresenta dois tipos de atividade, a funcional (mastigar,deglutir, falar) e a parafuncional (apertar os dentes, ranger os dentes e outros hábitos bucais anormais).

Estes dois tipos de atividades são bem diferentes. As atividades funcionais são controladas e permitem ao sistema mastigatório realizar as funções necessárias com um dano mínimo à estrutura (dentes, músculos,etc). Já as atividades parafuncionais não são controladas pelo nosso organismo e portanto são "destruidoras" causando grande dano às estruturas do sistema mastigatório.

O bruxismo é uma atividade parafuncional que acomete o sistema mastigatório, e nada mais é do que o ranger e apertar de dentes , que pode ocorrer a noite e até mesmo durante o dia.

As causas desta doença não são conhecidas até então, existem várias hipóteses e teorias que tentam explicar, mas nenhuma é conclusiva. Podemos dizer que o bruxismo acontece por causa da posição inadequada dos dentes ou por causa de restaurações ou próteses mal feitas (altas), fatores que causam uma instabilidade do contato dentário. Mas o único fator que parece estar presente em todos os portadores de bruxismo é o strees.

O nervosismo e as preocupações fazem o bruxismo aumentar, alguns autores acham que o ranger de dentes seria uma forma de escape para as tensões acumuladas durante o dia.

Podemos dizer que o bruxismo é uma disfunção do sistema mastigatório, de causa desconhecida, sem cura definitiva, que aumenta drasticamente com o aumento da tensão e provoca graves danos a todas as estruturas do sistema mastigatório, devido aos movimentos desordenados e atrito entre os dentes.

Não é raro pessoas que tenham bruxismo e não saibam. Um dos principais sintomas é a dor muscular na região da bochecha, tempora e até mesmo dores de cabeça.

O bruxismo não tem cura conhecida, mas existem vários tratamentos que ajudam a combater os sintomas e a preservar as estruturas funcionais sadias.O tratamento que vem dando o melhor resultado é o uso de várias terapias, pois a aplicação de uma só isoladamente tende a fracassar. As terapias para o tratamento do bruxismo, ou melhor, alívio dos sintomas são:

- confecção de placas de mordida (que aliviam os sintomas e ajudam a preservar os dentes, evitando o desgaste dos mesmos)

- correção das más posições dentárias (ortodontia, criando estabilidade nos contatos dentais)

- correção das próteses e restaurações inadequadas (devolvendo a estabilidade para os contatos dentais)

- conversa com o paciente para que este se concientize da disfunção e tente parar de fazer(para os casos de bruxismo diurno)

- técnicas para relaxamento( se necessário encaminhar o paciente para o psicólogo)

- uso de calor ou laser, para relaxamento muscular local.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 11/03/2018
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados