Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Anorexia nervosa

Anorexia nervosa


Enquanto os manequins diminuem, as pressões para encaixar-se nos padrões estéticos, aumentam.

Com a massiva propaganda que impõem a imagem de corpos magros como referência de beleza, a anorexia se instala e destrói a vida de mulheres que buscam se enquadrar nos padrões que são disseminados pela mídia.

A anorexia atinge principalmente mulheres na fase da adolescência, que se preocupam mais com a aparência.

A anorexia nervosa é uma doença que causa distúrbio alimentar e perda de peso alarmante.

Pessoas que sofrem com essa doença têm dificuldades em se manter saudáveis, pois não conseguem ter uma visão clara de si mesmas.

- Existe uma transferência de imagens negativas na mente do paciente por uma percepção errada do próprio corpo, esclarece o Dr. Ricardo Brasil, psiquiatra do Hospital Daher.

São diversos os sintomas e comportamentos de pessoas com anorexia.

Os mais comuns são: medo de engordar, excesso de exercícios físicos, muitas idas ao banheiro, massa corporal abaixo do recomendado, dificuldade de raciocínio e, em alguns casos, depressão.

Em função de hábitos que prejudicam a saúde, quem tem anorexia pode apresentar além de doenças psicológicas, disfunções no organismo, como desnutrição e desequilíbrio hormonal, no qual até o ciclo menstrual é prejudicado.

- O impacto da anorexia é semelhante ao de um estado de desnutrição crônica. Quando atinge crianças ou adolescentes, interfere no crescimento, resultando em estaturas menores do que as esperadas e atrasa ou até interrompe a puberdade, explica a nutricionista Flávia Ribeiro do Hospital Daher.

As causas da anorexia são desconhecidas, porém alguns fatores externos que contribuem para o desenvolvimento da doença podem ser fruto de uma alimentação deficiente na infância e/ou da pressão da mídia pela busca desenfreada por corpos perfeitos.

- Os valores distorcidos da sociedade moderna influenciam a vida de jovens, pois nesta fase, ainda não possuem um referencial de comportamento formado, acrescenta Dr. Brasil.

Assim como a origem, a cura da doença ainda é um mistério. Porém, existem tratamentos efetivos.

O primeiro passo iniciar-se um o tratamento é conseguir convencer a pessoa de sua doença.

-A paciente vai precisar de amadurecimento psíquico, que é o mais difícil, afirma o Dr. Ricardo.

Após o reconhecimento da doença, a primeira etapa será restabelecer o padrão alimentar ideal e recuperar gradativamente o peso.

- O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a normalizar sua alimentação, com uma dieta balanceada para atender às suas necessidades e recuperar o estado nutricional do corpo debilitado pela doença, completa a nutricionista.

A anorexia pode ser fatal caso o paciente busque o tratamento tardiamente.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 28/01/2013. Última revisão: 19/05/2017
 COLABORADORES 

O Hospital Daher atua a mais de 20 anos e tornou-se um referencial em atendimento em todo o Distrito Federal.
todos artigos publicados