Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Alongamento peniano

Alongamento peniano


Existe alguma maneira de alongar e engrossar o pênis através de cirurgia? Quais os riscos?

A controvertida cirurgia de alongamento peniano tem indicações precisas e bem restritas.

Em princípio, indicada apenas para os casos de amputações penianas parciais por câncer, ou naqueles menores que 8 centímetros.

O Conselho Federal de Medicina a considera como cirurgia experimental. Realizá-la fora dos centros de pesquisa ou sob condições especiais é considerado falta ética e legal.

A cirurgia consiste em seccionar o ligamento suspensor do pênis e "esticá-lo" para frente.

Consegue-se de 2 a 4 centímetros a mais. Porém, há chances de ocorrerem complicações por danos a estruturas adjacentes, levando à impotência ou retrações cicatriciais que diminuirão ainda mais o tamanho do pênis.

Além do mais, o pênis perde sua angulação natural, quando ereto, em relação ao púbis, ou seja, mesmo quando ereto, aponta para baixo ao invés de para frente.

Bombas de vácuo e aparelhos "esticadores" não possuem a simpatia da comunidade urológica e os "milagres" a eles atribuídos não têm comprovação científica.

Não há estudos sobre as conseqüências do seu uso, portanto, é melhor não arriscar.

A injeção de gordura ao redor do pênis para aumentar sua espessura, costuma falhar tanto pela reabsorção posterior da gordura injetada como pela formação de "bolotas" e retrações da pele do pênis, criando aspecto estético pior que o da situação anterior.

Como cada caso é único, em dúvida, solicite a avaliação de um urologista.


Publicado em: 16/11/2007. Última revisão: 13/08/2018
 COLABORADORES 
Dr. Cálide Soares Gomes Dr. Cálide Soares Gomes - Urologista formado em Medicina pela UFMA, 1982, com residência médica em Urologia, HMSA, Rio de Janeiro-RJ. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Efetivo da Confederacion Americana de Urologia. Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Disciplina de Urologia da UFMA. CRM:3011
todos artigos publicados