Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > A importância do Eletrocardiograma (E.C.G.)

A importância do Eletrocardiograma (E.C.G.)


Uma avaliação médica deveria ser o primeiro passo para que uma pessoa possa se iniciar seguramente em uma atividade física, sem riscos à sua saúde. Isto parece, infelizmente, não ser o exemplo a ser seguido por milhões de praticantes de exercícios físicos e esportes de todos os tipos por todo o país.

Lamentavelmente, ao não fazer um exame médico minucioso antes de se iniciar em exercícios e atividades físicas mais intensas, os indivíduos correm o risco de comprometer seriamente sua saúde.

Um destes testes é o eletrocardiograma que vai detectar possíveis e minuciosas alterações cardíacas que poderiam trazer algum risco.

Mas qual é a importância real do E.C.G. ?

Imprescindível, pois o eletrocardiograma (E.C.G.) avalia a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer à prática regular de determinadas atividades físicas.

O E.C.G deve ser realizado em repouso e em esforço (Teste ergométrico) a fim de que se possa avaliar o estado do coração durante o exercício físico, porque uma pessoa pode ter um E.C.G. de repouso sem alterações, porém quando submetida ao esforço podem aparecer alterações significativas que possam sugerir doença cardíaca, principalmente isquemia miocárdica*¹.

O check-up cardiológico completa-se com um exame Ecocardiográfico que estuda a anatomia do coração e a função das válvulas cardíacas mostrando possíveis anomalias e distúrbios mais graves.

Estas informações são coletadas pelo cardiologista e são de grande importância para quem se inicia num programa de atividade física com segurança e responsabilidade.

Em resumo, depois de um exame clínico a avaliação cardiológica faz-se necessária e indispensável para se determinar com precisão a capacidade física de iniciantes e as possíveis contra-indicações de diferentes programas de exercícios sobre seu organismo.

*¹ Contração das artérias do miocárdio, resultando em falta de sangue para o coração.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/07/1999. Última revisão: 20/10/2017
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados